Amianto

▪ O que é

O amianto é uma fibra mineral natural extraída de certas rochas. É conhecido pelo “linho da montanha” e existem relatos do seu uso na antiguidade, no fabrico de tecidos.

Consoante a forma das suas fibras, o amianto pode ser do grupo das anfíbolas (fibras em forma de agulha) ou do grupo das serpentinas (fibras mais finas). As mais usadas foram a amosite e a crocidolite (ambas do grupo das anfíbolas) e o crisótilo (do grupo das serpentinas) pois são as fibras de amianto com maior interesse comercial.

Até ao conhecimento dos seus riscos, devido à sua abundância na Natureza, ao seu baixo custo e sobretudo devido às suas qualidades (não arde, é resistente ao calor, não apodrece, é um bom isolante térmico, acústico e eléctrico, é fácil de tecer, etc.) foi largamente utilizado na indústria tendo sido chamado de “rainha das fibras”.

▪ Onde foi utilizado

Os estudos realizados dizem-nos que é possível encontrar amianto em mais do que 2000 produtos diferentes; tais como o fibrocimento, chapas isotérmicas, pavimentos vinílico, colas, tectos falsos, isolamentos térmicos e acústicos, isolamento de tubagens, portas corta-fogo, revestimentos em tectos e paredes (tintas), telas impermeabilizantes, tecidos retardadores de incêndio, etc. Estes são apenas alguns dos produtos mais conhecidos e fáceis de encontrar no nosso dia-a-dia, no entanto, tendo em conta a enorme quantidade de produtos passíveis de conterem amianto, numa vasta variedade de formas, cores, aspectos e localizações, muitas vezes torna-se difícil ou mesmo impossível identificar a presença do amianto sem proceder á análise dos mesmos, em laboratório acreditado para o efeito