Diagnóstico

O diagnóstico é uma ferramenta indispensável no âmbito da manutenção, transformação, demolição ou remodelação de um edifício. Só é possível conhecer todos os matérias que contem amianto num edifício, estando em posse de um Relatório de Diagnóstico de Amianto, que por sua vez inclui um registo pormenorizado dos materiais contendo amianto, a sua localização, quantidade e recomendações no âmbito da manutenção ou remoção quando necessário. É de importância absoluta e indispensável saber em que locais e em que quantidade existem materiais contendo amianto, por forma a evitar a possível exposição de terceiros às fibras ou poeiras de amianto.

A realização de um diagnóstico de amianto num edifício, passa por uma visita preliminar em que o técnico procura recolher a máxima informação possível sobre o mesmo (ano de construção, remodelações, plantas, fichas técnicas de materiais, etc.), seguida de uma vistoria a todas as áreas a serem diagnosticadas de forma a familiarizar-se com o local em questão. Só depois desta análise preliminar, é que o técnico decide qual o tipo de diagnóstico a realizar.

Existem três tipos possíveis de abordagem na realização de um diagnóstico de amianto.

▪ Tipo 1: Não Intrusivo – Localizar e Avaliar Risco (sem recolha de amostras).

▪ Tipo 2: Intrusivo / Não destrutivo – Localizar, Recolha de Amostras, Avaliação de Risco.

▪ Tipo 3: Intrusivo / Destrutivo – Acesso total, Recolha de Amostras, Avaliação de Risco.

As análises aos materiais susceptíveis de conterem amianto serão efectuadas no ASCAL CENTRE Laboratoires Fibres Amiantes – FMA, em 69610 Sainte Foy´s L`Argentière-França.